.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Escola Parque faz intercâmbio com escola de Luanda

Por Jaqueline Lima

Ao ouvir a palavra intercâmbio, somos remetidos à ideia de viajar, estudar e trabalhar no exterior para enriquecer o currículo. Mas, esses sentidos são restritos, principalmente, quando se trata de uma interação entre escolas. É o que acontece entre os profissionais e estudantes da Escola Parque e os professores e artistas do Iorubá Club, grupo cultural de uma escola em Luanda, por cinco dias do mês de abril, em Salvador.

A confraria vem acompanhada pela nigeriana Dolores Mohamed, que esteve na cidade do São Salvador, em 2008 para participar do Colóquio Internacional de Mulheres Negras, evento que a fez conhecer a professora do Centro Carneiro Ribeiro Darci Xavier. Mohamed não quis limitar-se à atividade do colóquio, pedindo a Xavier para conhecer uma escola e, é levada à Escola Parque. Dispondo de um mapa do continente africano, conta para os estudantes do Centro a história da África a partir da localização de três rios.

Entre contatos, interesses culturais e culinários, trocas de experiências e, sobretudo, relações pedagógicas, surge a possibilidade de a Escola Parque acolher o grupo de professores nigerianos, favorecendo o desenvolvimento de atividades, em várias instâncias, que enriquecem de forma mútua duas comunidades distantes geograficamente e tão próximas afetivamente.

Núcleo de Projetos Especiais prepara mais uma edição da Semana de Saúde

Por Jaqueline Lima

Marcada para acontecer de 16 a 20 de agosto, das 8h às 17h a feira de saúde já é pauta nas reuniões de atividade complementar do NUPES. A data foi escolhida, em meio a tantos eventos para 2010, a exemplos a Copa do Mundo, na África do Sul, a Eleição nacional para presidente, governadores, deputados estaduais e federais e as comemorações dos 60 anos de criação da Escola Parque.

Sendo uma atividade construída através de parcerias, as deliberações iniciais já foram estabelecidas pela coordenadora do Núcleo Valdenice Santos para cada profissional integrante do setor. “O nosso maior desafio é com relação aos contatos com as instituições que nos apóiam e participam da semana. Por isso, começamos logo marcando com elas, garantindo a agenda. São entidades que desenvolvem muitas atividades e às vezes não podem comparecer na feira. Isso prejudica o evento”, explica Santos.

Para esse ano, o Núcleo pretende manter as suas parcerias, com Hemoba (Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia), Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito), Distrito Sanitário de Saúde da Liberdade, Limpurb (Limpeza Urbana de Salvador), FIB-BA (Centro Universitário) e buscar novas integrações com HAN (Hospital Ana Nery), Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

Núcleo Artístico direciona suas produções em homenagem a Anísio Teixeira

Por Jaqueline Lima

A Semana Anisiana de Arte que tem para este ano o tema “Os 60 anos da Escola Parque”, passou pela etapa de elaboração, no início do ano, parte agora em abril para a construção e terá sua culminância em setembro, mês de aniversário da Escola Parque. Dividida em ciclos, o primeiro refere-se à Memória, em uma perspectiva imagética de Anísio Teixeira e a criação da Escola parque, o segundo é a Reflexão, sobre uma representação para a comunidade ontem e hoje da escola, por fim, o terceiro responsável pela Criação, visando desenvolver um trabalho criativo, no qual, a subjetividade para expressar tudo que foi catalogado sobre a trajetória de Anísio Teixeira até a Escola Parque é a condutora.

O espetáculo enfoca dança, música e teatro. Linguagens artísticas, que fazem parte do cotidiano do Núcleo, pois são oferecidas aos estudantes. A confecção de um memorial finaliza a atividade. “Faremos registros de pessoas que estudaram ou participaram da Escola, em algum momento de suas vidas. “É construir a partir da história oral contada por eles. Um verdadeiro resgate”, compartilha o professor de dança Nélio Santana.

Histórias em quadrinhos vão à Escola Parque


Por Jaqueline Lima
O criador do projeto de literatura e quadrinho Fala Menino! Luís Augusto Goveia estará no dia 29 de abril, às 14h, no NAAH/S (Núcleo de Atividade de Altas Habilidades/Superdotação), localizado na Escola Parque, para uma conversa com os estudantes do Núcleo.
A observação dos educandos do NAAH/S, considerados talentosos (uma das denominações para crianças com altas habilidades), que desenham com destreza, fez com que a especialista em Altas Habilidades/Superdotação Dartilene Pires, que desenvolve atividades com esses estudantes, tivesse a iniciativa de convidar Goveia para uma tarde de produção, aprendizado e valorização dos potenciais.
O quadrinista trata nas suas tirinhas, de diferenças físicas e sociais, superação de limites, inclusão e responsabilidade social. Questões que contribuem na formação das crianças e adolescentes e, que tem tudo haver com o ambiente escolar. (Imagem retirada do site Arte Brasilis)

Escola Parque é tema da revista Muito

Por Jaqueline Lima

Visitada pelo Jornal A Tarde na pessoa do repórter Diego Damasceno, no dia 13 de abril, a história da Escola Parque é o interesse do jornalista. Em entrevista conduzida por Damasceno, o Centro Educacional Carneiro Ribeiro foi representado pelo diretor Gedean Ribeiro e pela coordenadora geral Ivonete, que descreveram a rotina, atividades, horários, projeto político pedagógico, ideias e ideologia de Anísio Teixeira, criador da escola. Surgimento da Escola Parque, integração entre comunidade e escola, construção de outros complexos, funcionamento, críticas sobre o pensamento de Anísio Teixeira, distanciamento da educação básica dos ideais de Teixeira, espaço físico geográfico ocupado e quantidade de estudantes foram as questões trazidas pelo jornalista e respondidas pela gestão escolar. “A escola pública é uma máquina de fazer democracia”, citação de Teixeira, há quase 60 anos atrás, utilizada na contemporaneidade pela coordenadora geral, demonstrando que a escola funciona com a participação de todos – gestão, coordenadores, professores, estudantes, funcionários e comunidade, como proposto pelo seu idealizador. Dentre todos os esclarecimentos estabelecidos no encontro, a distinção entre escola de tempo integral (o estudante pratica atividades lúdicas, sem uma relação com o currículo básico) e escola de educação integral (habilidades e competências desenvolvidas dentro de um só contexto, que valoriza a educação integral) feita por Ribeiro, confirma a manutenção da ideologia anisiana. Confira a reportagem, na revista Muito, encarte do Jornal A Tarde, do domingo, 25 de abril.

PARABÉNS PROFESSORA DARCI XAVIER!


Montevidéu
Montevidéu ou Montevideu (em castelhano Montevideo) é a capital e maior cidade do Uruguai. É também a sede administrativa do Mercosul. Localiza-se na zona sul do país, às margens do rio da Prata e é a cidade latino-americana com a maior qualidade de vida e se encontra entre as 30 cidades mais seguras do mundo. Em 2004, possuia uma população de aproximadamente 1.325.968 habitantes. Porém, considerando sua área metropolitana, Montevidéu alcança 1.668.335 habitantes, aproximadamente a metade da população total do país. A cidade se encontra em uma zona geográfica que se caracteriza como a rota principal de movimentação de cargas do Mercosul. Por sua vez, conta com uma baía ideal que forma um porto natural, sendo o mesmo o mais importante do país, pela qual saem e entram as mercadorias que se importam e se exportam. Situa-se nas coordenadas 34°53′01″S, 56°10′55″W. É, portanto, a capital mais austral do continente americano. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. http://pt.wikipedia.org/wiki/Montevid%C3%A9u