.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Escola Parque faz intercâmbio com escola de Luanda

Por Jaqueline Lima

Ao ouvir a palavra intercâmbio, somos remetidos à ideia de viajar, estudar e trabalhar no exterior para enriquecer o currículo. Mas, esses sentidos são restritos, principalmente, quando se trata de uma interação entre escolas. É o que acontece entre os profissionais e estudantes da Escola Parque e os professores e artistas do Iorubá Club, grupo cultural de uma escola em Luanda, por cinco dias do mês de abril, em Salvador.

A confraria vem acompanhada pela nigeriana Dolores Mohamed, que esteve na cidade do São Salvador, em 2008 para participar do Colóquio Internacional de Mulheres Negras, evento que a fez conhecer a professora do Centro Carneiro Ribeiro Darci Xavier. Mohamed não quis limitar-se à atividade do colóquio, pedindo a Xavier para conhecer uma escola e, é levada à Escola Parque. Dispondo de um mapa do continente africano, conta para os estudantes do Centro a história da África a partir da localização de três rios.

Entre contatos, interesses culturais e culinários, trocas de experiências e, sobretudo, relações pedagógicas, surge a possibilidade de a Escola Parque acolher o grupo de professores nigerianos, favorecendo o desenvolvimento de atividades, em várias instâncias, que enriquecem de forma mútua duas comunidades distantes geograficamente e tão próximas afetivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário